segunda-feira, 9 de abril de 2018

Oitava aula!

Retomando a aula passada,  lembrando a noção de que escrever é comunicar, o professor introduziu outra. O mote foi retirado da cibernética, e é trabalhado pelo matemático estadunidense Norbert Wiener (1894-1964), em seu livro "Cibernética e Sociedade: o uso humano de seres humanos".

O professor fez isso, mais ou menos, com os seguintes termos:

"Visto que estamos concordando que escrever é comunicar. Informo-lhes que aquilo que está sendo comunicado tem de sair (output) de um emissor e chegar, entrar (input) em um receptor. Para que isso se dê com sucesso, a informação deve ter sido bem elaborada, para que seja bem entendida. Do contrário, não há a comunicação.

Por outros termos, comunicar implica uma boa elaboração, com clarezajusteza e coerência."

De posse desta noção, o professor solicitou produções textuais aos estudantes.

No primeiro texto, o desafio era o de eles escreverem o que viam e ouviam através da janela da sala de aula de Geografia. Também tinham de colocar no texto, como eles se sentiram se estivessem do outro lado da rua.

Depois do texto feito, o professor corrigiu os mesmos, solicitando que os estudantes reescrevessem aquilo que precisava ser reescrito, melhorando a comunicação que estava tentando ser feita.

Feito isso, os estudantes foram convidados a elaborarem uma redação que foi chamada de "carta de amor". Assim, os estudantes foram desafiados a elaborarem uma declaração de amor ao seu amado(a).

Muitos estudantes reclamaram que não tinham um "amado(a)" ou namorado(a). O professor redarguiu dizendo que eles então deveriam imaginar e que o objetivo mais importante era o de exercitar a escrita criativa.

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